Tags

Sisar promoveu evento em prol do saneamento básico rural

Os encontros disseminaram as boas práticas da gestão do saneamento básico na zona rural

Por Tatiana Adriano

Entre os dias 24 e 26 de maio, o Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Parnaíba (Sisar-BPA), na cidade de Guaraciaba do Norte, no Ceará, sediou  dois importantes eventos: o VIII Seminário de Gestão dos Sisar’s e Centrais e o I Encontro Nacional de Gestores Comunitários de Água. A Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Maria Melo foi o palco desses encontros, que buscaram integrar e disseminar as boas práticas da gestão do saneamento básico na zona rural. No evento estiveram presentes representantes de diversos estados, como, Ceará, Piauí, Alagoas, Pará, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

A abertura aconteceu no dia 24 de maio e contou com uma palestra magna realizada pelo Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, coquetel e o credenciamento dos participantes oriundo de diversos órgãos do setor público e privado do Brasil e de outros países da América Latina. No dia, também foi realizada a avaliação mensal dos resultados dos modelos de gerenciamento do saneamento básico do Ceará e da Bahia.

A iniciativa contou com o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Além delas, do Sisar, das suas Centrais e sua Rede, o evento recebeu a colaboração da Fundación AVINA – responsável por investir em processos colaborativos e inovadores com atores de diferentes setores e segmentos, buscando uma economia mais inclusiva, ampliando os bens públicos.

Atualmente existem oito Sisar’s no estado do Ceará – um em cada bacia hidrográfica do estado -, nos municípios de Acopiara, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús, Fortaleza, Juazeiro e Itapipoca. Além disso, há duas centrais na Bahia, nos municípios de Jacobina e Seabra, e um  no estado do Piauí, em Picos. Nos três estados em questão, são diversas localidades atendidas, beneficiando 642.206  cidadãos com sistema de abastecimento de água e/ou esgoto.

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é uma importante referência quando o assunto é saneamento rural. Criado pela Cagece, em 1996, em parceria com o banco alemão KFW, o projeto é uma entidade privada sem fins lucrativos que gerencia sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. O diferencial desse modelo é que depois de unir e capacitar as comunidades acerca da temática, os próprios moradores ficam encarregados de operar  e gerenciar o sistema instalado, recebendo suporte do SISAR.

Nenhum comentário

Envie um comentário