Tags

O germinar do PNSR

No dia 18 de setembro, cerca de 140 pessoas, representantes de diversos órgãos de governo e de entidades da sociedade civil organizada, participaram do Seminário do Programa Nacional de Saneamento Rural, em Brasília. O evento teve como objetivo apresentar os resultados e propostas da versão preliminar do Documento Central do PNSR. Com nove capítulos e 175 páginas, o documento, que contém dados sobre déficit e soluções na área do saneamento rural, além de matriz tecnológica para cada componente (abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais), apresenta ainda as metas e investimentos previstos para o período de 20 anos e propõe um arranjo institucional para a Gestão do Programa. A elaboração do PNSR, resultado da parceria entre a Funasa e a UFMG, aconteceu em articulação com diversos segmentos de governo e da sociedade civil, representada pelo Grupo da Terra (instância colegiada, ligada ao Ministério da Saúde, que elabora e acompanha a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas).

A definição de suas diretrizes e estratégias resultou de amplos debates promovidos em cinco oficinas regionais e uma oficina nacional, reuniões de técnicos e acadêmicos. O trabalho de equipes de campo em 15 localidades, de norte a sul do país, por períodos de dez dias,  potencializou a compreensão de realidades sanitárias, que não seriam apreendidas apenas pela análise dos dados quantitativos, de pesquisas nacionais.

O documento central expressa os resultados de três anos de estudos e está submetido à consulta pública por 30 dias (19 de setembro a 19 de outubro).

Nenhum comentário

Envie um comentário