Assentamento Milagres: território da agricultura familiar camponesa

O Assentamento Milagres é uma das primeiras áreas de Reforma Agrária totalmente saneada do Brasil. Utiliza a água das casas e da fossa, depois de tratada, para irrigar vários tipos de plantio: mamão, milho, pimenta, forrageiras para os animais. Não tem muriçoca, mosquito, barata, não tem água empoçada no inverno, foi implantado totalmente pela comunidade, que construiu desde as valas para os canos até a estação de tratamento. Um projeto desenvolvido pelo professor Miguel Ferreira, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Unifersa), antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró.

Leia mais dessa experiência em:

Assentamento Milagres: território da agricultura familiar camponesa –  Najar Tubino – Carta Maior, 26/10/2013

Diagóstico de práticas ambientais no projeto de assentamento Milagres, Apodi, RN – Gleydson Freitas Silva, Márcia R. F. da Silva, Nildo da S. Dias, Miguel F. Neto, Melissa R. C. Pimenta

A construção do enlace da sustentabilidade: Uma experiência no assentamento Milagres. MEDEIROS, Guilherme Severo; AGUIAR, Kalianne Carla de Sousa; SÁ, Nayara Luana Rodrigues de Lima; SILVA, Sabrina Aiêcha de Oliveira.